"Tudo é artificial, uma vez que a Natureza é a arte de Deus"

Thomas Browne

A transferência embrionário equina (TEE) consiste numa técnica de reprodução assistida, na qual um embrião (com 7 dias) é recolhido da égua progenitora e transferido para uma égua receptora, aquilo que os especialistas comparam a uma barriga de aluguer. Um aspecto que atrai os criadores equinos para a utilização deste método é o facto das éguas dadoras poderem permanecer em competições e seus respectivos treinos, e ainda produzir um novo ser sem o "transportar" durante os onzes meses de gestação.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Grupo III em movimento...

Na próxima sexta-feira, dia 23 de Abril de 2010, o nosso grupo vai realizar uma saída de campo à Clínica de Vairão, em Vila do Conde. Com esta saída o grupo pretende visualizar toda a tecnologia de ponta que é utilizada no âmbito das Transferências Embrionárias Equinas, todos os processos que envolvem o tema (TEE)e realizar um vídeo (documentário) que fará parte da execução do projecto final do grupo.
Igualmente digno de destaque é o facto de o grupo poder abordar o tema com outros veterinários especializados e desta forma passar ao público em geral, que visita o nosso blogue, novas informações que estão constantemente a surgir no mundo da Medicina Veterinária. A razão de visitarmos esta clínica e não outra é o facto de ser a única no norte do país a prestar serviços à comunidade na área de reprodução de cavalos, embriologia e manipulação de gãmetas. O ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) investiu mais de 100 mil euros na melhoria das instalações e na aquisição de tecnologia de ponta para equipar a Clínica de Vairão, dotada de sala de cirurgia e de laboratório nas áreas de reprodução de cavalos, embriologia e manipulação de gamêtas. O grupo pretende alcançar sucesso no trabalho a realizar durante o dia de amanhã que será como uma "rampa de lançamento" para a realização do projecto final.

Sem comentários:

Enviar um comentário